Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Anatel destinará faixas para telefonia celular 4G

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) destinará novas faixas de frequência para a expansão da telefonia e internet móvel. O conselho aprovou nesta quinta-feira proposta para modificar a destinação da faixa em 2,5 GHz a 2,6 GHz --que hoje é totalmente usada para oferta de TV por assinatura por micro-ondas-- para que possam ser usadas também para internet banda larga e telefonia celular. O documento ficará em consulta pública por 45 dias, a partir da próxima segunda-feira.
As empresas poderão usar a faixa, por exemplo, para implantação da quarta geração de celulares, que permitirá acesso móvel a internet banda larga com maior rapidez.
"O consumidor tem privilegiado aplicações móveis, a Anatel fez um estudo e chegou à conclusão de necessidade de espectro para aplicações móveis. A tendência só traz benefícios aos consumidores brasileiros porque traz ganhos de escalas e tecnologia mais barata", afirmou o gerente de Certificação do Espectro da Anatel, Maximiliano Martinhão.
O uso da faixa começará a mudar em 2013. A partir de 2015, o espaço para a TV por assinatura será bem menor --apenas 50 MHz contra 140 MHz para a telefonia móvel.
As empresas de TV por assinatura por micro-ondas -- a principal delas a TVA, da Telefônica -- terão que se adaptar à menor quantidade de espectro disponível. Segundo a Anatel, isso será feito na renovação da autorização de cada empresa, a partir de 2015. De acordo com superintendente de Comunicação de Massa, Ara Apkar, as empresas já sabiam que a mudança na destinação na faixa iria acontecer. "Em todos os momentos deixamos claro de que, até 2012, a Anatel traria novas regras", afirmou.

Isso significa, meus caros leitores, que estamos, definitivamente, entrando na era digital, onde princípios já difundidos no Japão, por exemplo, se tornarão mais visíveis por aqui. Preparem-se para a era digital. O que posso dizer é que, os melhores sobreviverão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajudou? Deixe seu comentário: